quarta-feira, 18 de abril de 2012

Educação Ambiental

Simone Braga
Coordenadora de Educação Ambiental
 
No dia 17 de Março foi desenvolvido na zona urbana de Placas. o Projeto Arborização e Jardinagem com escolas urbanas (Tancredo Neves, Almir Gabriel,Ana Faleiro e Irani de Andrade) , efetuado por alunos da Casa Familiar Rural - CFR. Foi realizado palestras sobre plantio e cultura e em seguida foi plantado diversas mudas de árvores frutiferas como jaboticaba, acerola, graviola, cupu e mudas de maracujá. Em outubro, este projeto atenderá escolas da zona rural como Belarmina Soares, Mec Seduc Km 200 A entre outras.

Para os grande eventos da educação municipal, a Coordenadora Simone Braga reservou atividades que focará a inserção dos alunos na campanha mundial de educação ambiental.

VIII GUIETAN o maior evento da educação municipal que comemorá o aniversário da escola Tancredo Neves que este ano irá completar 27 anos onde haverá provas relampâgos de cunho ambiental.

JEAG 2012 - Para este evento esportivo/educativo que acontece em geral no mês de setembro, haverá a efetivação do Projeto 3R que levará os alunos envolvidos em uma mega campanha de reciclagem de papel.

Meio Ambiente
Eu preservo, e você?
Faça sua parte,...

terça-feira, 17 de abril de 2012

Entrega de ônibus Escolar e Inauguração de Escola (imagens)






Prefeito Negão Brandão e Representante da SEME "Marcelo Leal" na inauguração da Escola São Cristovão no km 145 na Br 163
                                                                                                                                       
 Gilberto Leite (Prof° de TICs da SEME) e Representante da SEME Marcelo Leal na entrega de um novo ônibus escolar para comunidade da zona rural. 

 Marcelo Leal (Representante da SEME) em comunidade da zona rural surante a entrega de novo ônibus escolar (Br 163)





Noticias SEME


NOTICIAS IMPORTANTES / SEME

A Secretaria da Educação conta com nova titular, a senhora Maria José Andreatta assumiu até o final do ano. Ela já foi secretária de educação entre 1997 a 2000.
O ex-secretário, Marcelo Leal, se desincompatibilizou da pasta em vista ao processo eleitoral de 2012.
Secretaria da Educação realizou a primeira reunião com técnicos para implantação do programa de alfabetização na idade certa. Na próxima semana a reunião vai acontecer com os professores do 1º, 2º e 3º anos.
A SEME avisa aos trabalhadores da educação que o salário deste mês já foi transferido para o BASA.  A demora se deve ao fato da troca de secretário e a burocracia para troca de senhas nas contas bancárias.
A Secretaria Adjunta de Ensino está realizando um amplo trabalho de construção dos planos das escolas no PDE interativo e Mais Educação. Todas as escolas serão monitoradas agora por sistema eletrônico que permite melhoria das ações de gestão das escolas públicas municipais.
Foi inaugurada no último domingo uma escola no travessão da 58. Estavam presentes o prefeito de Placas e o representante da SEME. Essa escola é toda em alvenari
______________________________________________________________________________________________
O EX-SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO, MARCELO LEAL, COORDENOU MESA DE DEBATES SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO PISO REALIZADO NO FÓRUM EXTRATORDINÁRIO DA UNIÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DA EDUCAÇÃO REALIZADO EM BELÉM NA ÚLTIMA QUINTA-FEIRA. A EXPERIENCIA DE PLACAS FOI APRESENTADA COMO MODELO AOS DEMAIS SECRETÁRIOS DO ESTADO.
 

Entrega de ônibus escolar para a Comunidade do Cachoeirinha


COMUNIDADE SANTA FÉ DO CACHOERINHA RECEBE UM ÔNIBUS PARA TRANSPORTE ESCOLAR 

No ano passado ficou definido enfim, que todas as comunidades do travessão do 140 que pertenciam a Santarém passam para o município de Placas. São elas: Princesa Isabel, Oliveira Sena, Santa Rita, Santa Fé do Cachoerinha e Fortaleza. Lá existem 3 escolas que atendem de 1º ano a 8ª série e mais 4 que atendem as séries iniciais do ensino fundamental. Tão logo foi noticiado a informação a SEME fez reunições em todas essas comunidades para levantamento de demandas. Isso culminou com diversas ações. A principal era o transporte escolar. Nesse sentido já foram entregues dois carros que estão servindo aquelas comunidades. No último sábado foi entregue um ônibus novo que vai transportar os alunos da comunidade Santa Fé do Cachoerinha.

Veja a imagem do veiculo sendo entre para a Comunidade pelo Representante da SEME "Marcelo Leal" e pelo Prefeito Negão Brandão




Prefeito Negão Brandão e Representante da SEME "Marcelo Leal" na entrega do veiculo.

Inauguração da Escola São Cristovão (Br 163)


SECRETARIA DE EDUCAÇÃO INAUGURA MAIS UMA ESCOLA.
No último sábado, o Prefeito de Placas, Negão Brandão e o representante da Secretaria da Educação Marcelo Leal, realizaram a inauguração da Escola São Cristóvão no travessão do 145. Agora essa comunidade passa a contar com uma escola devidamente equipada que vai atender crianças, jovens e adultos do 1º ano até a 8ª série. Segundo o Senhor Jorge, presidente da comunidade, “esse é um grande sonho que enfim se realiza.”
Essa escola possui três salas de aula, laboratório de informática, secretaria, cozinha, poço artesiano, motor de energia, banheiros e um pequeno refeitório.

Abaixo: Imagem do Representante da SEME "Marcelo Leal" e do Prefeito Negão Brandão na inauguração.


Inauguração da Escola São Cristovão (Br 163) Km 145

Projeto Presença





PROJETO PRESENÇA
Tânia Rodrigues “Coordenadora”

Tânia Rodrigues conta com efetiva participação das Escolas Municipais e Estatuas para está informando para o MEC a frequência escolar dos alunos que recebem o beneficio Bolsa Família e Benefício  Variável  Bolsa Jovem até o dia 28 de abril 2012 onde será lançado no sistema a primeira etapa de coleta de frequência dos alunos. Tânia presta atendimento às famílias beneficiárias, para esta dando orientações e esclarecendo duvidas ao beneficio BFA/BVJ.



  

terça-feira, 6 de março de 2012

História de Placas em sinopse



História de Placas

Em 1972 conclui-se parte da Rodovia Transamazônica, os espaços desta via entre as cidades que já existiam em sua construção, como Marabá, Altamira, Itaituba, ficaram conhecidos como trechos que levaram o nome da cidade onde iniciava e terminava o mesmo, assim sendo, na nossa região criaram o trecho Marabá-Altamira, Altamira-Itaituba entre outros. Algumas construtoras particulares foram contratadas para construir os diferentes trechos sob a coordenação da DNER (hoje DENIT), sendo que a colonização (distribuição gratuita da terra aos novos moradores oriundos do Sul, Nordestes, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil) ficou sob a responsabilidade do INCRA. O trecho Altamira-Itaituba, que interliga estas duas cidades e os rios Xingu ao Tapajós ficou com cerca de 580 Km, segundo medidas do DNER, as construtoras se encontraram na metade do mesmo, no Km 240, fincando assim várias placas (outdoor)  neste local para demarcar esta divisão onde se visualizava o nome das construtoras, o nome dos órgãos federais responsável pela construção e colonização entre outros. No mesmo local o INCRA criou uma reserva (área não doada a população, pertencente ao Estado) com cerca de 200 hectares (dois lotes de 100 hectares de cada lada da Br 230). No meado da década de 70, moradores marginais da reserva, levado pelo incentivo dado pelo pioneiro Otaviano Ferreira de Macedo “vulgo Tatá” (proprietário de dois lotes limítrofes a reserva) invadiram os lotes em desuso onde foi construído barracos cercados de barros e cobertos de palhas de coqueiro. Esta reserva deu origem a zona urbana de Placas - Pará.



Sinopse política placaense

Candidatos majoritários, Prefeitos de Placas e Vereadores eleitos
tutututututututututututututututututututututututut
Primeira Eleição Municipal: Outubro de 1996 – 1ª Gestão: 1997 - 2000
chapa nº 01:FRANCISCO OSMILDO SANTIAGO  teleito
                    DANIEL CAPITANE
Chapa nº 02:WILMAR RUCHEL
                     CARLOR LAZERES
tutututututututututututututututututututututututu
Segunda Eleição Municipal: Outubro de 2000 – 2ª Gestão: 2001 - 2004
chapa nº01
DANIEL CAPITANE teleito
SANTO PEREIRA
Chapa nº02:
FRANCISCO OSMILDO SANTIAGO
ARNALDO DANETTE
Chapa nº03
WILMAR RUCHEL
DUDU                tutututututututututututututututututututututututut
Terceira Eleição Municipal: Outubro de 2004 – 3ª Gestão: 2005 - 2008
Chapa nº 01
DANIEL CAPITANE -PV
VOLMIR DE CONTO
Chapa nº 02
SANTO PEREIRA – PT teleito
ODILAR FALEIRO
Chapa nº 03
JOSELENE RUCHEL -PMDB
PAULO SILVA
Chapa nº 04
OSMILDO SANTIAGO -PTB
DENÍLSON AMORIM
Obs:Pela fato de ter sido acusado de mal uso da maquina administrativa,o então prefeito de Placas em 2004,o Srº Daniel Capitane foi afastado em 08 de Dezembro de 2003 e partir daí se sucedeu um entra e sai de prefeito irritante para a população placaense que hora tinha o Srº Santo como prefeito empossado (Vice na chapa de Daniel) e hora tinha-se o Srº Daniel que havia ganho um liminar.
            Todo o ano de 2004 foi uma verdadeira instabilidade político administrativa em nosso município e em agosto de 2004 o Srº Santo assumiu pela ultima e definitiva vez a prefeitura de Placas onde o mesmo se lançou como um dos quatro candidatos a prefeito do município, ganhando a eleição em outubro de 2004.
tutututututututututututututututututututututututut
Quarta Eleição Municipal: Outubro de 2008 – 4ª Gestão: 2009 - 2012                    
Chapa nº 01
Maxuel Rodrigues Brandão (Negão Brandão) – PSDB  teleito
Nilson Lobo “Parente”
Chapa nº 02
João de Jesus Sousa - PT
Jocelene Ruchel
                      A chapa nº 01 foi a vencedora e o Srº Maxuel Brandão se tornou o 4º prefeito de Placas que assumiu no dia 01 de janeiro de 2009 até 31 de Dezembro de 2012.
tututututututututututututututututututututututututu
VEREADORES ELEITOS DE PLACAS: 1997 A 2009
1997 – 2000: Denilson Rodrigues (Presidente 01 e 02), Jorge Francisco, Solange Capitani, Marinho Pereira, José Agnaldo, João Rodrigues, Adão Ferreira, Odilar Faleiro, Francisco Moreira
2001 – 2004: Denilson Rodrigues, Orlando Messias (Presidente 01), João Locatelli, Marinho Pereira, José Agnaldo, Angelim Martini, Odilar Façeiro, Edson Rosa (Presidente 02), José Ferreira. Obs: Valdo Oliveira exerceu a função de vereador por 02 anos – 2001 e 2002 – sendo que José Agnaldo assumiu a pasta da Secretaria Municipal de Educação voltando a tomar posse como vereador em 2003 e 2004)
2005 – 2008: Marinho Pereira (Presidente 01), José Agnaldo, Francisco Moreira, Reginaldo dos Santos(Presidente 02), Laércio Campelo, Orlando Messias,Celso Rodrigues,Francivaldo Lima, Vilmar Ruschel. Obs: Francivaldo Moreira assumiu a cadeira de Jorge Francisco, falecido em 2000 já eleito. Orlando Messias assumiu a presidência da Câmara por alguns dias em 2008 pelo afastamento do então presidente Reginaldo Soares.
2009 – 2012: Edson Rosa, Marinho Pereira, Baixinho, Camargo, Zé Rubens (Presidente 01), Chico José, Nilda Danette, Dega capitani, Roberto. Obs: O presidente 02 será eleito em Dezembro de 2010 assumindo o cargo em Janeiro de 2011.