quarta-feira, 18 de abril de 2012

Formação Inicial e Continuada

Coordenação de Formação Inicial e Continuada

Neste mês de Abril a CFIC realizou a pré-inscrição na Plataforma Freire de professores efetivos e temporários em cursos de graduação como computação entre outros.
Os centros de estudo da Plataforma são: Rurópolis, Medicilândia, Brasil Novo e Almerim.
Está sendo atualizado o BIP - Base de Informção dos professores da rede municipal de ensino para que os mesmos possam ter seus direitos quando contemplados com o curso de graduação e pós-graduação pelo PAFOR.
Ainda em Abril a CEFIC iniciou curso de PCNs com o volume I (introdução) e Temas Transversais que servirão para as HTPCs dos professores e conferirá carga horária para progressão horizontal.

Célia Aparecida
Coordenadora da CEFIC

Coordenação de Legislação

Coordenação de Legislação

Neste primeiro bimestre de 2012 desenvolveu-se palestras nas escolas da zona urbana e nas escolas do pólos da zona rural.
Como o Tema: Conselho de Classe voltada para alunos, professores, pais e equipe diretiva.
O grande objetivo é esclarecer o verdadeiro papelo do Conselho e assim proporcionar uma avaliação democrática e eficaz.

José Milton
Coordenador de Legislação

SAEN: Coordenadorias

Conheça a SAEN - Secretaria Adjunta de Ensino
Secretaria vinculada a Secretaria Municipal de Educação de Placas - Pará

Sirley Rosa Machado 
Secretária Adjunta de Ensino

Simone Braga
Coordenadora de Educação Ambiental




José Milton
Coordenador de Legislação



Marinez de Castro
Coordenadora de Educação Inclusiva



Célia Aparecida
Coordenadora de Educação Inicial e Continuada



Eliane Ficagna
Coordenadora de Educação Infantil



Rita Araújo
Coordenadora de Zona Rural



Lisvaldo César 
Coordenador de Infomática e Mídias / Educação





INFOMEM e Micro Cursos de Informática báscia


                                                                                             
                                                                                                                                                                                                                   

PLANO INFODISCENTE – MICRO INFOCURSOS


Vivenciamos o limiar de um novo século que herdou um mundo digitalizado, online do século XX e que provocou profundas mudanças científicas e tecnológicas o que gerou, não só questões práticas para nossa vida cotidiana, mas também, levantou novas problemáticas. Algumas dessas problemáticas estão relacionadas com novas linguagens tornadas operacionais pela tecnologia. Além disso, estudiosos contemporâneos afirmam que estas transformações estão criando uma nova cultura e modificando as formas de produção e apropriação dos saberes.
Neste PLANO INFODICENTE procuramos nos afastar de leituras que partam do princípio da neutralidade da ciência e da tecnologia. Refletindo sobre a relação linguagens, comunicação e cibercultura, algumas perguntas, do nosso ponto de vista, emergem:
1.     Que novas formas de construção e apropriação de saberes se anunciam?
2.     O que é ser leitor e escritor nesta nova era?
3.     Qual o papel da escola nesse processo?
Muito mais do que respostas, a nossa expectativa é de gerar discussões que nos levem a provocar AÇÕES sobre o chamado mundo do ciberespaço já presente em nosso COTIDIANO MUNICIPAL, más tão longe de muitos, talvez por não oportunidades de acesso, talvez por “medo do novo” ou simplesmente por não interesse ao complicado, confuso e necessário espaço cibernético. 
O PLANO INFODISCENTE é o planejamento que levará a uma AÇÃO que enfocará o incentivo direto, via CIME, dos discentes e docentes municipais para a arena do mundo cibernético, usando ferramentas (infoconteúdos, jogos digitais educativos, gincanas digital, desafios magnéticos entre outros) de aguço de seus interesses pelo mundo digital que nos veste.
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Dentro desta proposta da Secretaria de Educação de Placas através da CIME e CTI de inserção dos discentes e docentes no mundo digital, partimos com a Ação do Plano InfoDiscente e com Micro INFOCURSOS para os docentes e Supervisores Pedagógicos. A SEME, através de seu Prof° de Tecnologia da Informação Gilberto Leite (CTI) já efetiva INFOCURSO de Linux Educacional com os supervisores no PES 2012 e em 2011 efetivou o Curso de Informática Básica com certificação oficial protocolada pela SEME e pela EasyCamp. Para os docentes haverá Micro INFOCURSOS subdividido em duas etapas: A primeira neste semestre e a segunda no px semestre de 2012. O Micro INFORCURSO contará com várias etapas (A história da Informática, World, PowerPoint, Excel, Softwares e Hardwares) no primeiro semestre e (Linux Educacional) no segundo semestre que será coordenados pelo Técnicos da SEME Gilberto Leite (CTI) e Lisvaldo César (CIME). Estes Micros INFORCURSOS para os docentes serão de suma importância, pois caminhamos para uma informatização de nossas aulas, de nossos conteúdos, já previsto no planejamento do Plano Municipal de Educação que será aprovado neste semestre de 2012, o que transformará a informatização do ensino em Política Municipal. Assim a CIME e a CTI, através da SEME preparam seus docentes e discentes para sua inserção neste mundo cibernético que acontecerá legalmente em data a se ver na aurora de nosso futuro.
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“EM MARÇO”
PLANO INFODISCENTE
Que série será a melhor em conteúdos magnéticos?
Que série “manda bem” quando o assunto é COMPUTADOR?
Qual escola será a MELHOR nos conteúdos magnéticos?
Você, alunos do Fundamental Maior “FM”, quer participar desta INFOGINCANA?
Perguntas de todas as disciplinas do “FM”
                   Mais atividades desenvolvidas em vários softwares do Windows.
A CIME através e seu Coordenador estará visitando sua série em breve para apresentação do PLANO INFODISCENTE. Aguarde!!!!!
Para contatos ou informação: Na SEME, pelo e-mail: lisvaldo_2011@hotmail.com ou 81027538 (SAEN)
PARA OS DOCENTES
Os Micros INFOCURSOS serão Ministrados nas HTPCs nos horários acordados com cada escola.
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APÊNDICE
"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe."(Jean Piaget)

VIII GUIETAN - Regulamento

 


PREFEITURA MUNICIPAL DE PLACAS - SECRETARIA MUNICPAL DE EDUCAÇÃO
SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO - ESCOLA PRESIDENTE TANCREDO NEVES
REGULAMENTO / VIII GUIETAN
GINCANA DE UNIÃO INTERSALA DA ESCOLA TANCREDO NEVES
GUIETAN é um evento esporte/educativo com enfoque comemorativo do aniversário da Escola Tancredo Neves que teve sua fundação em 1985.
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DOS PRINCIPIOS
ART. 1º - A Gincana de Aniversário da Escola Tancredo Neves é inspirada no direito à educação, lazer, desporto e cidadania, salvaguardando o que está estabelecido na Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e Estatuto da Criança e do Adolescente.
ART. 2º - As atividades que constituem tarefas da gincana visam desenvolver o espírito de participação, solidariedade, inclusão e cooperação escola-comunidade.
DAS FINALIDADES
ART. 3º - Promover a integração dos(as) alunos(as) entre si e a comunidade através de atividades socioculturais, desportivas, pedagógicas educativas, estimulando e reforçando o exercício pleno da cidadania.
ART. 4º - Desenvolver atividades extraclasses que valorizem as experiências e a realidade sociocultural do educando no processo de construção de uma prática pedagógica transformadora visando o desenvolvimento do currículo como prático social, indo além do espaço da sala de aula.
DA ORGANIZAÇÃO
ART. 5º - A VIII Gincana de Aniversário realizar-se-á nos dias 24 e 25 de Maio de 2012 (Quinta-feira e Sexta-feira) na Escola Tancredo Neves com inicio às 6:30 h com a passeata, em seguida a parte esportiva conforme projeto.
ART. 6º - A VIII Gincana de Aniversário será regida de acordo com o que estabelece as diretrizes e normas constantes neste regulamento.
ART. 7º - Os casos omissos serão julgados pela Comissão Organizadora da Escola Tancredo Neves, que este no ano de 2012 será composta por Rosineide Oliveira (Gestora da escola anfitriã /Ensino Fundamental), Ester Lima (Vice-Diretora da escola anfitriã / Ensino Fundamental), Rita de Cássia Martins (Gestora da Escola anfitriã / Ensino Médio), Rosane Locatelli (Secretária Escolar), Maria Daiusa Fernandes (Supervisora Pedagógica da escola anfitriã no Ensino Fundamental) , Elizandra de Conto Soares (Orientadora Educacional na escola anfitriã no Ensino Fundamental) , (Irislene Martins Xavier Profª do Ensino Médio) , Rilson Oliveira (Prof° do Ensino Fundamental da escola anfitriã no Ensino Fundamental) , Vagno Ferreira de Souza (Prof° convidado da Escola Almir Gabriel do Ensino Fundamental),  Arlete Correia (Secretária do Ensino Médio da escola anfitriã,  Prof° Lisvaldo Cesar (Técnico e representante da Secretaria Municipal de Educação).
DA COMISSÃO ORGANIZADORA DA ESCOLA TANCREDO NEVES
ART. 8º - A Comissão Organizadora será constituída por Rosineide Oliveira, Maria Ester Lima, Rita de Cássia Martins, Rosane Locatelli, Maria Daiusa Fernandes, Rilson Oliveira, Elizandra de Conto  Soares, Irislene Oliveira Martins, Vagno Ferreira de Souza, Arlete Correia.
§ 1° Os componentes da equipe organizadora não poderão participar como Monitor de alguma equipe da Gincana.
§ 2° Para o ano de 2012 que equivale a VIII Guietan, fica estabelecido como membro da Comissão Organizadora, o Prof. Lisvaldo Cesar de Andrade Tomaela, representante legal da Secretaria Municipal de Educação.
ART. 9º - A comissão organizadora incumbir-se-á de organizar a gincana, elaborar as tarefas, as provas e fazer cumprir este regulamento.
ART. 10º - Cabe à comissão organizadora elaborar a versão preliminar do regulamento e submetê-lo a aprovação dos monitores e presidentes de turma.
ART. 11º - Promover a divulgação do evento nos meios de comunicação local, fazer articulação com as secretarias municipais, direção de escolas, órgão de segurança e outros segmentos da sociedade.
ART. 12º - Contactar com o poder público municipal e empresas para a aquisição da premiação e infraestrutura para a realização do evento.   
DAS EQUIPES  
ART. 13º - As equipes participantes serão formadas da seguinte forma:
Ensino Fundamental Maior, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Médio.
Equipes 2012
Temas
Dança
     1.         
Todas as 5ª Tancredo Neves;                                             
Fé       
Carimbó
     2.         
Todas as 5ª da Almir Gabriel;                                              
Esporte
Toada
     3.         
Todas as 6ª da Tancredo Neves;                                        
Cultura
Carimbó
     4.         
Todas as 6ª da Almir Gabriel;                                              
Jesus
Toada
     5.         
Todas as 7ª da Tancredo Neves;                                          
Solidariedade
Carimbó
     6.         
Todas as 7ª da Almir Gabriel;                                              
Educação
Toada
     7.         
Todas as 8ª da Tancredo Neves;                                         
Compreensão
Carimbó
     8.         
A 8ª da Almir Gabriel;                                                            
Paz
Toada
     9.         
Todas as etapas do EJA – Almir Gabriel                            
Saúde
Rock
   10.         
Todos os 1º anos (Diurno)                                                    
Esperança
Salão
   11.         
Todos os 1º anos (Noturno)                                                  
Amizade
Salão
   12.         
Todos os 2º anos (Matutino, Vespertino e Noturno)           
Prosperidade
Salão
   13.         
Todos os 3º anos (Matutino, Vespertino e Noturno)           
Amor
Salão
ART. 14º - Compete a cada equipe zelar pelo cumprimento deste regulamento e colaborar com o pleno desenvolvimento das atividades.
§ Parágrafo único - É obrigatório a frequência do aluno na gincana no período em que o mesmo estuda, salvo em casos previstos na Constituição Federal ou comunicado com antecedência a Comissão Organizadora pelo presidente de turma ou monitor da mesma através de documento impresso.
ART. 15º - A indisciplina, agressões físicas e moral, provocações (vaias, gestos obscenos, palavrões, etc), perturbações a ordem, constituem desobediência a este regulamento não sendo permitido a impetração de recursos neste caso, sendo o discente ou qualquer outro participante direto (membro da equipe), suspenso da VIII GUIETAN e passivo de punição pela escola. O membro que cometer alguma infração será punido e não poderá participar de nenhuma prova de competição da VIII GUIETAN, podendo responder dentro da forma da Lei.
ART. 16º - Fica terminantemente proibida a inserção de qualquer tipo de bebida alcoólica nas dependências da escola sob pena do grupo ou do aluno que tiver ingerido bebida alcoólica se menor será encaminhado ao Conselho Tutelar, se maior será punido dentro das formas da Lei. Se monitor será excluído da VIII GUIETAN e entregue um relatório a SEME e/ou SEDUC.
§ Parágrafo único: Se algum cidadão usando a camiseta da equipe, estiver participando do evento, sendo convidado ou não, cometer alguma infração a mesma será penalizada com perda de pontos conforme a gravidade da infração.
ART. 17º - Cada equipe deverá ter:
     1.        02 (dois) representantes de equipe;
     2.        02 (dois) animadores de torcidas: 01 (um) de sexo masculino e 01 (um) de sexo feminino;
     3.        Torcida organizada;
     4.        Tema musical que transmite uma mensagem para a equipe contanto que um aluno da equipe explique esse significado (musicas nacionais independentes do ritmo)
     5.        Nome da equipe;
§ Parágrafo Único - O nome da equipe e o tema musical deverão ser repassados digitalmente em Pen Drive (a música) até o dia 01 de Maio de 2012 à comissão organizadora que terá até o dia 09 de Maio de 2012 para a aprovação e/ou devolução, lembrando que esse nome terá que permanecer com a equipe enquanto este estiver participando da VIII GUIETAN.
ART. 18º - Envolver a comunidade a participar do evento inclusive para cumprimento de tarefas a compor torcida organizada em consonância com este regulamento.    
                ART. 19º - Poderão participar a titulo de competição inclusive cumprindo tarefas e participar dos jogos, alunos regularmente matriculados no inicio do ano em curso ou que tenha ingressado na escola neste ano por meio de transferência e que permaneça frequentando as aulas.
ART. 20º - No Ensino Fundamental e Ensino Médio, os monitores das turmas ficarão responsáveis em orientar para o bom desempenho das equipes.
DAS TAREFAS E PROVAS
ART. 21º - As tarefas serão desenvolvidas a partir de desportivas (jogos ou desafios), socioculturais (danças, apresentações e questionários) e pedagógicas educativas.
ART. 22º - As tarefas deverão ser distribuídas da seguinte forma:
I – Antecipadas (distribuídas no dia 03 de abril de 2012 as 16h00min na Escola Tancredo Neves):
II – A ART. 23º - As provas podem ser classificadas em: apresentação e/ou competição.
DA PONTUAÇÃO
ART. 24º - A pontuação será atribuída em conformidade com a seguinte escala matemática: 100 pontos para a primeira colocação, 50 pontos para a segunda colocação, 25 pontos para a terceira colocação.
     1.        A equipe que não participar ou não apresentar as tarefas não marcará pontos.
     2.        A equipe que não estiver representada com no mínimo dois alunos no grupo de dança não marcará ponto nesta prova.
     3.        A higiene e organização na quadra e nos espaços de cada equipe somarão 100 pontos.
ART. 25º - O cumprimento das tarefas antecipadas já garante 100 pontos no quesito apresentação, contudo, no quesito competição obedecerá ao disposto no artigo anterior.
DAS PENALIDADES E RECURSOS
ART. 26º - A indisciplina do(s) integrante(s) das equipes poderá acarretar prejuízo para o participante (aluno ou monitor).
DOS JURADOS
            ART. 27º - O corpo de jurados será escolhido entre membros da Comissão Organizadora que apresentarem os requisitos apropriados para o cumprimento do mandato, constituindo número flexível entre 3 (três) ou 5 (cinco) jurados.
                ART. 28º - O corpo de jurados fica permanentemente proibido de divulgar quaisquer resultados para os fins a que forem convocados, ficam impedidos de participar de qualquer equipe, bem como manifestar apreço por uma delas, devendo se posicionar em local neutro durante a não atuação como tal.
DOS EMPATES
            ART. 29º - Em caso de empate a comissão organizadora levará em consideração a equipe que tiver maior número de acertos na bateria de perguntas. Se persistir o empate será convocado um aluno das equipes em questão (empatadas) para participar da prova soletrando ficando vencedora a equipe que o aluno vencer a prova soletrando.
DOS RESULTADOS
ART. 30º - O resultado será divulgado no final do evento.
DA PREMIAÇÃO

            ART. 31º - De acordo com a pontuação final cada equipe receberá troféus e/ou medalhas por ordem de classificação.
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
            ART. 32º - A comissão organizadora não se responsabilizará por fatos ou situações de qualquer natureza envolvendo alunos (as) do Ensino Fundamental, EJA e Ensino Médio fora do local do evento (pátio da escola sede, e local de efetuação das provas externas).
DOS TITULOS

ART. 33º - O titulo de campeão fica fragmentado em duas versões, sendo assim disposto: Titulo do Ensino Médio e Titulo do Ensino Fundamental e EJA, sendo que a forma de contagem da pontuação não mudará, pois a equipe do Ensino Médio que possuir a maior pontuação geral será apontada como campeã do Ensino Médio e assim será com o Fundamental/EJA.
ART. 34º - Fica determinado que as equipes sejam livres para escolher as cores que as representarão, devendo respeitar um protocolo de entrega.
ART. 35º Fica determinado que as equipes sejam livres para escolher os nomes, desde que este não venha denegrir a imagem da equipe ou da escola.
A COMISSÃO ORGANIZADORA DA VIII GUIETAN DA ESCOLA TANCREDO NEVES
Rosineide Oliveira De Sousa
Maria Ester Da Silva Lima
Maria Daiusa Marques Fernandes
Elizandra de Conto Soares
Rosane Locatelli
Rita De Cássia Oliveira Martins
Arlete Maria Rosa Correia
Irislene Oliveira Martins
Rilson Oliveira De Souza
Vagno Ferreira De Souza
Lisvaldo Cesar De A Tomaela

COLABORADORES
José Sandeney Marques Monteiro
José Dos Santos Oliveira (Índio)
Gilson
Cleomar Silva Carvalho
Edineia Sena
Pedro De Souza Lima Filho
Conselho Escolar Médio E Fundamental
Conselho Tutelar

APOIO
PREFEITURA MUNICIPAL DE PLACAS
Maxweel Rodrigues Brandão
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Marcelo Wilton Rodrigues Leal
DEPARTAMENTO DE ESPORTE
Daniel da Silva Soares
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Gilson Ferreira de Macedo
CAMARA MUNICIPAL DE VEREADORES
José Rubens da Silva Campos
COMÉRCIO EM GERAL


Placas – Pará, 23 de Março de 2012.
VIII GUIETAN
Gincana de União Intersala da Escola Tancredo Neves
1985 – 2012


27 ANOS VIVENCIANDO OS VERDADEIROS VALORES DA EDUCAÇÃO
24 e 25 de Maio de 2012

Educação Ambiental

Simone Braga
Coordenadora de Educação Ambiental
 
No dia 17 de Março foi desenvolvido na zona urbana de Placas. o Projeto Arborização e Jardinagem com escolas urbanas (Tancredo Neves, Almir Gabriel,Ana Faleiro e Irani de Andrade) , efetuado por alunos da Casa Familiar Rural - CFR. Foi realizado palestras sobre plantio e cultura e em seguida foi plantado diversas mudas de árvores frutiferas como jaboticaba, acerola, graviola, cupu e mudas de maracujá. Em outubro, este projeto atenderá escolas da zona rural como Belarmina Soares, Mec Seduc Km 200 A entre outras.

Para os grande eventos da educação municipal, a Coordenadora Simone Braga reservou atividades que focará a inserção dos alunos na campanha mundial de educação ambiental.

VIII GUIETAN o maior evento da educação municipal que comemorá o aniversário da escola Tancredo Neves que este ano irá completar 27 anos onde haverá provas relampâgos de cunho ambiental.

JEAG 2012 - Para este evento esportivo/educativo que acontece em geral no mês de setembro, haverá a efetivação do Projeto 3R que levará os alunos envolvidos em uma mega campanha de reciclagem de papel.

Meio Ambiente
Eu preservo, e você?
Faça sua parte,...